terça-feira, 27 de outubro de 2009



Em 2008 encomendaram-me uma Pintura para decorar uma Cozinha, espaço inusual mas igualmente importante. Foi muito enriquecedor receber este "Desafio" porque fugia um pouco ao trabalho que até aí vinha fazendo.

Ao início não sabia bem como abordar o trabalho a criar, mas andei a informar-me e criei o trabalho num material diferente a todos os até então usados: Contraplacado Marítimo.
Como a pessoa em questão não me limitou a "minha imaginação" eu coloquei a mim mesma um desafio ainda maior: criaria 2 trabalhos em vez de só um, e assim a pessoa poderia escolher aquele que mais gostasse.

Passei algum tempo a "estudar" a temática e decidi, uma vez que andava há anos a estudar a cilização pompeiana, trazer as suas antigas cozinhas para os presentes trabalhos. Foram muito difíceis de fazer, pois passei 6 meses a trabalhar num suporte bastante difícil. Por vezes as Tintas não agarravam como eu queria, nem as tintas, nem os materiais, enfim uma "luta". Também lutei por introduzir elementos até então inimagináveis para mim: Surgiriam peixes, por exemplo.

Quando em 2009 os cabei estava feliz. Sei que a pessoa escolheu bem, mas que também ficou um pouco indecisa. Para mim foi curioso: É como se tivesse materializado o Yin & Yang nestes 2 trabalhos.
O que um tinha de forte, o outro tinha de frágil; o que um tinha de severo, o  outro tinha de suavidade; Complementavam-se.

Ainda hoje contemplo o que não foi vendido e sinto alegria por vê-lo. Mede mais de 1,50 X 1,20 e pesa bastante mas eu fui capaz de lutar durante 6 meses com ele e o seu companheiro. Com eles recuo no tempo e para os motivos e frescos que ornavam as antigas Villas e Casas Pompeianas.